O objetivo é mostrar a arte e a beleza que algumas pessoas não percebem que há em todas as coisas. Através da fotografia se pode notar como é ampla a beleza do existir. Essa arte, no meu entender, é a voz focada, é a alma congelada, transposta para o externo. É o eu mais sincero, a alegria, a paixão, o aplauso, o sorriso, a vitória, o nascer, o viver, o ter e SER! Carla Rondam
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
Turma de Formatura em Natal - RN
Turma de estudantes de uma escola do estado do RN, fez a maior festa com estilo.
Parabéns, que vocês continuem seus estudos para um mundo melhor.
Foi um prazer ter trabalhado com esta turma, onde todos tem gratidão pelos seus mestres e familiares.
segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
III Encontro Nacional DEPAC
III Encontro Nacional DEPAC
Movimento de Educação Ambiental da BSGI
O encontro foi na cidade de Natal,RN, nos dias 10/11/12-12-2010
Com os Temas:
. “Olho ao meu redor e me vejo”
O Depac iniciou esse movimento criando a categoria “agente ambiental”. Os agentes ambientais são membros da BSGI, representantes das suas comunidades, são os atores fundamentais para a divulgação, coordenação e efetivação da implementação desse programa de Educação Ambiental e da Agenda 21 Local da BSGI.
Objetivos
- Promover padrões de consumo e produção que reduzam as pressões ambientais e atendam às necessidades básicas da humanidade;
- Desenvolver uma melhor compreensão do papel do consumo e da forma de se implementar padrões de consumo mais sustentáveis.
. Assuntos
- políticas para o desenvolvimento sustentado;
- mudança nos padrões de consumo;
- promoção da consciência ambiental;
- Resíduos perigosos
- população
- saúde humana
- proteção da atmosfera
- pobreza
. Dimensões sociais e econômicas
- políticas internacionais;
- estratégias de combate à pobreza;
- introdução de mudanças nos
Padrões de produção e consumo;
. Conservação e gestão dos recursos para o desenvolvimento
- manejo dos recursos naturais,
- Resíduos e substancias tóxicas;
. Fortalecimento do papel dos principais grupos socias
- ações para promover a participação,
- principalmente ONG’s;
. Meios de implementação
- mecanismos financeiros e
instrumentos jurídicos para
implementacao de projetos e
programas com vistas ao desenvolvimento sustentável;
:: Agenda 21 Brasileira
. Objetivo
Definir uma estratégia de desenvolvimento sustentável para o país à partir de um processo de articulação e parceria entre o governo e a sociedade.
. Seções temáticas
- Agricultura Sustentável
- Cidades Sustentáveis
- Infra-estrutura e Integração Regional
- Gestão dos Recursos Naturais
- Redução das Desigualdades Sociais
- Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
Manual do Mochileiro
"Mochilar não é só colocar uma mochila nas costas e sair por aí perdido. Então antes de colocar o pé na estrada faça um bom planejamento, se possível com um bom tempo de antecedência. Pesquise bastante sobre tudo que puder, pois quanto mais você souber sobre os destinos que irá conhecer, melhor será a viagem.
Por onde começar?
Reuna o máximo de informações sobre os destinos que irá visitar.
Comece pesquisando sobre a logística da viagem pra ter uma noção de quanto irá gastar. Monte um roteiro básico. Pesquise:
• Quais são as principais rotas e meios de transporte para se chegar nos destinos escolhidos.
• Quais são os principais tipos de hospedagem nas cidades por onde irá passar e quanto elas custam.
• Quais são as “principais atrações” e se as mesmas são de fácil acesso ou necessitam da contratação de serviços de tours ou guias e quanto custam estes serviços.
Para enriquecer a viagem e tentar enxergar além do “esquema pra turista ver”, pesquise também o básico sobre a cultura, a história, a política, a geografia, e a economia de determinado lugar.
Se deseja visitar parques nacionais e outras áreas preservadas e/ou selvagens tente saber mais sobre a fauna e flora da região e os cuidados que se deve tomar antes de se aventurar em alguma trilha. Pesquise sobre quais são as roupas e equipamentos mais adequados ao clima e geografia das regiões que irá visitar."
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
Dokmos Life - Pulseira Bioquântica
A Pulseira Bioquântica Dokmos Life é uma criação inovadora voltada para a área de esportes, alívio e bem-estar. Estudada a mais de 100 anos, a energia bioquântica age no campo eletromagnético do Ser-Humano trazendo inúmeros benefícios. Os resultados são alcançados em um nível energético. Quando colocado sobre ou perto do corpo, a Pulseira Bioquântica ressoa com as células em um nível quântico. A Pulseira Bioquântica re-equilibra a carga de campo das células eletromagnética. O efeito é para estabilizar e harmonizar o corpo da corrente bioelétrica. Quando o corpo está em harmonia, os músculos relaxam, as células se unem, e aumenta a circulação do sangue, permitindo uma maior estabilidade, facilidade de circulação e alívio da dor.
rondampoars@gmail.com
Dokmos Life - Pulseira Bioquântica
A Pulseira Bioquântica Dokmos Life é uma criação inovadora voltada para a área de esportes, alívio e bem-estar. Estudada a mais de 100 anos, a energia bioquântica age no campo eletromagnético do Ser-Humano trazendo inúmeros benefícios. Os resultados são alcançados em um nível energético. Quando colocado sobre ou perto do corpo, a Pulseira Bioquântica ressoa com as células em um nível quântico. A Pulseira Bioquântica re-equilibra a carga de campo das células eletromagnética. O efeito é para estabilizar e harmonizar o corpo da corrente bioelétrica. Quando o corpo está em harmonia, os músculos relaxam, as células se unem, e aumenta a circulação do sangue, permitindo uma maior estabilidade, facilidade de circulação e alívio da dor.
rondampoars@gmail.com
sábado, 23 de outubro de 2010
domingo, 10 de outubro de 2010
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
Visita do TIMBUM
Um lindo marsupial macho chamado Timbu, foi encontrado no quintal da casa de Antônio morador da Vila de Ponta Negra, o animalzinho entrou dentro de casa e ficou assustado com uma cadelinha da rasa Pinter. Antônio tentou tirar o bichinho mas ele voltou e ficou toda a noite indo em bora só no amanhecer.
Timbu (Didelphis albiventris) (foto) - marsupial brasileiro que é primo do canguru e facilmente encontrado na Zona da Mata.
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Direitos autorais e direito à imagem
Muitos fotógrafos, especialmente os que estão iniciando na carreira, têm dúvidas sobre os direitos relacionados à cessão de fotos e à exploração da imagem de outras pessoas. Há muita confusão entre direito autoral e direito à imagem, que são coisas totalmente diferentes. Para tirar dúvidas mas específicas, elaborar contratos ou resolver algum caso de desrespeito a esses direitos, o ideal é consultar um advogado. Mas podemos dar uma olhada nas leis que regem os direitos de fotógrafos e fotografados.
A lei que engloba os trabalhos artísticos, como o fotográfico, é a lei de direitos autorais, nº 9610/98, que pode se consultada na íntegra no site do Ministério da Cultura.
O artigo 7º diz que “São obras intelectuais protegidas as criações do espírito, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, conhecido ou que se invente no futuro” e o inciso VII fala especificamente da fotografia: “VII – as obras fotográficas e as produzidas por qualquer processo análogo ao da fotografia;”
Vejamos o que diz o artigo 22 sobre a natureza dos direitos de autor:
“Art. 22. Pertencem ao autor os direitos morais e patrimoniais sobre a obra que criou.”Direitos autorais e direito à imagem
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
Palestra sobre Mergulho e Biologia da UNP, Natal,RN
No dia 01 de setembro de 2010, na Universidade Potiguar de Natal, RN, Paul Bouffis (Tio Cajú), Paulistano, 38 anos, mergulhador há 24 anos e instrutor há 14. Formado em Publicidade, trabalhou na revista Mergulho e em diversos centros de mergulho pelo Brasil e pelo mundo.
Falou sobre a importância do mundo marinho, nas diversas áreas da ciências e tecnologia junto com os biólogos e futuros biólogos da UNP.
Ele fez um alerta sobre a questão que muitas vezes é esquecido, mas que tem uma grande importância para toda humanidade.
Concordo com ele quando fala que o ser humano se acha muito supremo e racional e tem a capacidade de destruir o que tem de mais belo que é a vida, a natureza.
quinta-feira, 2 de setembro de 2010
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
quarta-feira, 18 de agosto de 2010
Pescadores Artesanais de Natal,RN.
Os problemas que os pescadores artesanais enfrentam, como a
necessidade de licença para a pesca, serão debatidos no 2º Simpósio Nacional da Pesca, em Natal, Rio Grande do Norte(RN), entre os dias 19 e 21 de novembro de 2010, segundo Abraão Lincoln, presidente da Federação dos Pescadores e Aquicultores de RN e Secretário Nacional da Pesca da Força Sindical.
sexta-feira, 13 de agosto de 2010
Draga La Belle, encalha na praia da Redinha, 2010,RN.
Ciro Marques - Repórter
Com alguns furos no casco e sem nenhuma estimativa de quando será retirada da situação de encalhe que completa hoje 12 dias, o navio-draga La Belle está oficialmente fora da obra de dragagem do canal de acesso e da bacia de evolução do Porto de Natal. Como medida para não atrasar a obra, a empresa Bandeirantes Construções e Dragagens, responsável pela embarcação, decidiu antecipar a chegada de outro navio-draga, o americano Reem Island, que deve aportar na capital do Estado já na madrugada deste domingo. Inicialmente, a vinda dele estaria marcada apenas para o final do mês.
Leia mais em http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/nova-draga-chega-a-natal-domingo/156869
quinta-feira, 12 de agosto de 2010
62ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Natal,RN.
Aziz, de 85 anos de idade, fala que a maior contribuição da ciência para a humanidade é buscar formas de preservar a natureza. “A nossa inovação sempre vai ser na proteção do que a natureza faz”, disse o professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP).
Em palestra durante a 62ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Natal, o principal geomorfologista do país e homenageado da edição deste ano do encontro, Aziz Ab' Sáber, não poupou críticas no dia 27-07-2010, ao novo projeto do Código Florestal e convocou a comunidade científica a pressionar os parlamentares para uma revisão da lei.
| |
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
domingo, 8 de agosto de 2010
Nova atividade nos Álbuns da web do Picasa
Publicar comentário | Cancelar a inscrição para receber notificações deste usuário. |
sábado, 7 de agosto de 2010
segunda-feira, 19 de julho de 2010
quinta-feira, 1 de julho de 2010
Fotografia Experimental em Astrofotografia
Durante o evento do eclipse total do sol ocorrido, na região sul do Brasil em 3 de novembro de 1994, foram efetuadas uma série de fotografias com metodologias experimentais, no intuito de proporcionar um conjunto de resultados, tanto de valor técnico-científico, quanto artístico. Para isso, foi deslocada uma equipe de alunos de Comunicação Social/UFRGS e fotógrafos convidados, juntamente com o orientador, a uma região da serra do Estado do Rio Grande do Sul, no "Passo da Ilha", situado no altiplano gaúcho, mais precisamente no Município de São Francisco de Paula. A região do Passo da Ilha nos ofereceu um ambiente geomorfologicamente propício para esse tipo de obtenção fotográfica, com uma paisagem caracterizada por campos e coxilhias de grande porte além de estar situado dentro dos limites da projeção escura mais densa do deslocamento deste eclipse. A opção de equipamentos e métodos para a realização deste trabalho experimental em astrofotografia, foram:
Da obtenção fotográfica
1.
Câmera: NIKON F3
Objetiva: Zoom-Nikkor, 100~300, f: 1: 5,6
Modo operacional: Automático
Prioridade: Diafragma (16,16/22 e 22)
Obturação: Automática (variações entre 1/250,1/125......1/15....1/8,.1/2,1 e 2 segundos)
Distância focal utilizada: 300 mm
Seletor de sensibilidade em ISO 800
2.
Fotometragem & operacionalidade: Para melhor visualização e enquadramento nas obtenções fotográficas do eclipse, foi desconectado o visor pentaprismático da câmera, utilizando-se apenas o conjunto do espelho em 45º retrátil com o visor de vidro despolido. Procurou-se com isso, dar maior mobilidade para centralizar o assunto, durante as tomadas, no circulo telemétrico microprismado, já que o sistema de medição automática "lê" principalmente o centro da imagem.
3.
Tripé: médio porte, capacidade máx. P/ 10 Kg.
4.
Filtragem: foi utilizado experimentalmente um filtro para luz de segurança de laboratório, o KODAK WRATTEN 1 A, de cor vermelho escuro , conseguindo-se com sucesso, transmitir os raios da coroa solar, sem "flare" e as altas luzes com uma densidade moderada. Foram também feitas algumas obtenções sem filtro.
5.
Filme : TRI-X PAN (KODAK), 135, obtido em ISO 800.
6.
Sequências das obtenções: As tomadas fotográficas iniciaram após a constatação visual que o potencial de luz ambiental estava gradativamente diminuindo, efetuando-se as obtenções em intervalos de 8´´ a 10´´, reduzidos para 3´´ no decorrer do maior escurecimento ambiental . Foram obtidos um total de 52 fotogramas, sendo que a sequência do 23º ao 34º fotograma, constituíram o ensaio fotográfico esperado. Durante o estágio de menor luminosidade ambiental e maior atividade do fenômeno, o processo automático da câmera desenvolveu exposições até de 2 (dois) segundos, com o filtro, e de 1/15 e 1/8 de segundo, sem o filtro Wratten 1 A (Kodak), em ambos os casos o diafragma 16/22 foi utilizado. Todas as obtenções foram feitas com cabo disparador e cronômetro de pulso.
7.
Condições ambientais da obtenção fotográfica: altitude de 900 a 950 metros acima do nível do mar, céu limpo, entre 10h45m. Até 10h52m (AM), temperatura antes do evento em torno de 24º Celsius e durante, baixou a uma estimativa de 8º Celsius. No clímax do eclipse a luminosidade ambiental adquiriu uma configuração de luar médio.
Do processamento
A revelação do filme foi realizada pelo sistema de "pushing", com D-76 em pH 8.8 (mais lento), em solução sem diluição, 12 minutos, sendo levemente agitado por 5 segundos em intervalos de 1 minuto. Após foi submetido a um banho de interrupção gradual denominado "BANHO OTIMIZADOR DE BORATO DE SÓDIO" em solução 10:1000 (Bitt-Monteiro,1994), sem agitação durante 70% do tempo de revelação, e em seguida fixado em solução ácida à base de tiossulfato de amônia e metabissulfito de potássio, durante 8 minutos, com uma agitação inicial de 15 segundos. Lavagem em água corrente por 20 minutos e em seguida sob um banho detergente de 5% de PHOTO FLO (Kodak), e após levado à secagem. Todo o processamento foi realizado em condições laboratoriais fotográficas, na temperatura de 21º Celsius.
Resultados: Após o processamento, o filme apresentou uma densidade acentuada, levemente contrastada. Apesar de demonstrar um leve "véu" químico, a ação do banho otimizador foi fundamental para o alcance de um bom acabamento granular da emulsão, evidenciando uma imagem negativa com maior resolução e definição, diminuindo sensivelmente os valores discrepantes entre as gamas das altas, médias e baixas luzes do assunto.
Imagens Positivas: Para alcançarmos uma leitura mais fiel, as imagens foram digitalizadads diretamente do negativo em um equipamento NIKON COOLSCAN II, sob 2700 ppi (resolução óptica máxima do aparelho).
Mario Bitt-Monteiro Consultor em Fotografia da FABICO/UFRGS, Coordenador do Núcleo de Fotografia – FABICO/UFRGS
Postado em Núcleo de Fotografia – FABICO/UFRGS
http://www.ufrgs.br/fotografia/port/07_artigos/02_atg/index.htm
Ligados na fotografia
Carla Rondam
- Fotografa é a arte de sentir, ver e ser!
- Natal, RN, Brazil
- Olá, sou Carla Rondam Repórter Fotográfica e Terapeuta Holística, nasci em Porto Alegre/RS. Quando eu era criança sonhava em ser médica, para tratar as feridas das pessoas, no entanto encontrei uma outra forma de contribuir com a humanidade. Vi minha vida tomar outro rumo com 16 anos quando comecei me desenvolver com o mundo das terapias holísticas e com 17 anos, fui convidada para trabalhar no estúdio fotográfico de um de meus cunhados. A partir daí minha vida mudou completamente. Três fotógrafos me ensinaram as técnicas de fotografar, meu cunhado me orientava na parte teórica e pratica. Trabalhei um tempo com o meu cunhado e montei o meu próprio estúdio fotográfico. Tive o apoio da minha família, eles foram fundamentais para o meu crescimento pessoal. Eu era uma pessoa extremamente tímida, mas perdi a vergonha quando comecei a ver o mundo de outra forma, porque uni a fotografia com as técnicas de terapias holística. Por algum tempo trabalhei com algumas produtoras de fotos para formaturas e no jornal local. Atualmente moro em Natal/RN, lugar de grande beleza, rica de lindos cenários naturais, com um povo genusino e alegre.